Menu

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Tutu apela à comunidade internacional sobre Corte Penal

O bispo sul-africano Desmond Tutu, da Igreja Episcopal Anglicana, iniciou na semana chamado à comunidade internacional, através da Rede Avaaz de mobilização online, para que pessoas de boa vontade assinem petição impedindo a retirada em massa dos países africanos da Corte Penal Internacional (CPI), para que o mundo não se converta num lugar mais perigoso de se viver.
A CPI é o único tribunal global capaz de julgar crimes de lesa humanidade. Líderes do Sudão e do Quênia, que comandam um regime de terror e opressão em seus países, estão em campanha para esvaziar a Corte com a retirada em bloco de nações africanos.
O ex ativista contra o regime racial sul-africano do "apartheid" argumenta, na petição, que a saída em bloco dos países africanos da CPI, que será analisada na cúpula da União Africana (UA) que inicia hoje reunião de dois dias em Adis-Abeba, "daria liberdade para matar, violar e incitar ao ódio sem consequências" a ditadores sanguinários.
"Sei que juntos podemos mudar isso. Mas devemos unir-nos para pedir às vozes razoáveis da UA -Nigéria e África do Sul - que deem um passo à frente e assegurem que a CPI continue protegendo os que são perseguidos", arrolou Tutu, que quer angaria um milhão de assinaturas para encaminhá-las à UA.
Tuta pediu aos presidentes da  África do Sul, Jacob Zuma, e da Nigéria, Goodluck Jonathan, que defendam a CPI na reunião de Cúpula em Adis-Abeba. Human Rights Watch, Anistia Internacional e outras 140 organismos humanitários apoiam a petição de Tutu.
A UA acusa a CPI de praticar uma "caça racial" contra a África, pois ela responsabilizou o presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, e o seu vice-presidente, Willaim Ruto, pela matança de 1,3 mil pessoas no país depois da corrida presidencial entre 2007 e 2008, além de provocar o deslocamento forçado de 600 mil quenianos. O Parlamento do Quênia pronunciou-se recentemente a favor da retirada do país da CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário