Menu

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Igreja a gente vive com Paixão!

Vocação e Missão 


2003/2013 - 10 anos em Missão!





Queridos irmãos e irmãs,
Paz e Bem!
Passado o mês de junho, Mês de Missão e do aniversário da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (123 anos), continuamos nossa caminhada como pessoas, comunidades e diocese neste mês de julho,  Ano de Nosso Senhor de 2013.
Espero que tenham vivido em Junho um tempo especial em suas vidas e nas comunidades tenha sido possível recordar nossa IEAB com destaque nas liturgias semanais. De nossa parte,
como pessoa e família, vivemos a dura experiência da perda de um ente querido (agradecemos a todas as manifestações de oração, carinho  e solidariedade)  bem como a alegria do nascimento de um novo neto, João Martin, que nasceu no dia 19 (agradecemos as felicitações recebidas de muitos irmãos/ãs e amigos/as).
Em JULHO, direcionamos nossa atenção e foco para a VOCAÇÃO e a MISSÃO e somos convidados a celebrarmos a primeira década da diocese, da comunidade da catedral, o sexagésimo primeiro aniversário e os dez  anos da São Pedro. O aniversário, propício para alegria e celebração, deve também oportunizar reflexão e avaliação, na perspectiva da nossa Vocação e Missão.
Vocação refere-se ao “chamado de Deus”, é pessoal e é comunitário, e de como respondemos a esse chamado. Questões como: “por que e para que Deus me chamou e me chama?”, “o que somos chamados a fazer, a realizar, neste lugar onde o Senhor nos colocou como comunidade?” nos ajudam a compreender a vocação.  Vocação tem a ver com “ser discípulo, ser discípula”, que significa “seguir” o caminho do Mestre Jesus Cristo. A ordenação diaconal  da nossa irmã Selma (próximo dia 28 de julho, na Catedral), vai nos auxiliar a recordarmos e a nos (re) comprometermos com  a vocação cristã. A Aliança Batismal semanalmente nos coloca nessa perspectiva de criaturas chamadas, vocacionadas, comprometidas.
Missão lembra que somos enviados/as, somos apóstolos/as do Criador. É a tarefa que temos de realizar.  Da mesma forma a Aliança Batismal nos compromete com o Criador e com seu Reino onde as relações reafirmam a comunhão e a nossa natureza divina, a misericórdia e o perdão. Onde a exclusão se transforma em inclusão e acolhida. O acúmulo em partilha. A indiferença em serviço amoroso e fraternal.  E na incansável tarefa de “transformar os reinos deste mundo no Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo”.  O segundo encontro de formação para clérigos e leigos, que ocorrerá no sábado, 27 de julho (em Curitiba), que terá o tema Missão, certamente nos auxiliará a reafirmarmos nossa compreensão de Missão. 

Ter esse foco para nosso encontro do final do mês é apropriado e oportuno para celebrarmos a década de existência da diocese. Esperamos que tudo seja feito para honra e glória de Deus e que nossa reunião e celebração seja oportunidade para renovação da nossa vocação e ministério e, fortalecidos, continuemos nossa caminha de compromisso com a Missio Dei.
Esperamos a representação diocesana na sexta-feira, dia 26 de julho, para a janta, 19h, na Catedral.  Logo após vamos partilhar a Agenda do SINODO 2013 (Assembleia Nacional da Igreja que ocorrerá em Novembro próximo) e os assuntos que lá serão discutidos e votados.
Durante o dia de sábado, 2º encontro de formação de Líderes, com o tema Missão. Será facilitador o Rev. Dr. Carlos Calvani (Paróquia da Inclusão/Campo Grande).
Domingo, dia 28, solene celebração de aniversário e ordenação diaconal.
Está confirmada a presença do nosso Primaz Dom Mauricio, de Dom Filadelfo (DARJ), Dom Renato e esposa (DAP), Dom Orlando e esposa (DM), da Revda. Deã Magda (DAB) e do Rev. Arthur, Secretário Geral da IEAB.
Da nossa diocese, esperamos e contamos que significativa representação das comunidades, acompanhadas dos seus reverendos e reverendas.
Convido a todas as comunidades para celebrarmos no próximo final de semana (21 e 22 de julho), motivados pelo aniversário da diocese, inspirados no tema VOCAÇÃO e MISSÃO.

Fraternalmente em Cristo, com minhas orações,
Dom Naudal

Nenhum comentário:

Postar um comentário