Escrevíamos anteriormente neste espaço que a crise da Igreja-instituicão-hierarquia se radica na absoluta concentração de poder na pessoa do Papa, poder exercido de forma absolutista e distanciado de qualquer participação dos cristãos, criando obstáculos praticamente intransponíveis para o diálogo ecumênico com as outras Igrejas.
Não foi assim no começo. A Igreja era uma comunidade
fraternal. Não havia ainda a figura do Papa. Quem comandava na Igreja
era o Imperador pois ele era o Sumo Pontífice (Pontifex Maximus) e não o
bispo de Roma ou de Constantinopla, as duas capitais do Império. Assim o
imperador Constantino convocou o primeiro concílio ecumênico de Nicéia
(325) para decidir a questão da divindade de Cristo. Ainda no século VI o
imperador Justiniano que refez a união das duas partes do Império, a do
Ocidente e a do Oriente, reclamou para si o primado de direito e não o
do bispo de Roma. No entanto, pelo fato de em Roma estarem as sepulturas
de Pedro e de Paulo, a Igreja romana gozava de especial prestígio, bem
como o seu bispo que diante dos outros tinha a "presidência no amor" e o
"exercia o serviço de Pedro" o de "confirmar na fé" e não a supremacia
de Pedro no mando.
Tudo mudou com o Papa Leão I (440-461), grande
jurista e homem de Estado. Ele copiou a forma romana de poder que é o
absolutismo e o autoritarismo do Imperador. Começou a interpretar em
termos estritamente jurídicos os três textos do Novo Testamento
atinentes a Pedro: Pedro como pedra sobre a qual se construiria a Igreja
(Mt 16,18), Pedro, o confirmador da fé (Lc 22,32) e Pedro como Pastor
que deve tomar conta das ovelhas (Jo 21,15). O sentido bíblico e
jesuânico vai numa linha totalmente contrária: do amor, do serviço e da
renúncia a toda supremacia. Mas predominou a leitura do direito romano
absolutista. Consequentemente Leão I assumiu o título de Sumo Pontífice e
de Papa em sentido próprio. Logo após, os demais Papas começaram a usar
as insígnias e a indumentária imperial (a púrpura), a mitra, o trono
dourado, o báculo, as estolas, o pálio, a cobertura de ombros (mozeta), a
formação dos palácios com sua corte e a introdução de hábitos
palacianos que perduram até os dias de hoje nos cardeais e nos bispos,
coisa que escandaliza não poucos cristãos que leem nos Evangelhos que
Jesus era um operário pobre e sem aparato. Então começou a ficar claro
que os hierarcas estão mais próximos do palácio de Herodes do que da
gruta de Belém.
Mas há um fenômeno para nós de difícil compreensão:
no afã de legitimar esta transformação e de garantir o poder absoluto do
Papa, forjou-se uma série de documentos falsos. Primeiro, uma pretensa
carta do Papa Clemente (+96), sucessor de Pedro em Roma, dirigida a
Tiago, irmão do Senhor, o grande pastor de Jerusalém. Nela se dizia que
Pedro, antes de morrer, determinara que ele, Clemente, seria o único e
legítimo sucessor. E evidentemente os demais que viriam depois.
Falsificação maior foi ainda a famosa Doação de Constantino, um
documento forjado na época de Leão I segundo o qual Constantino teria
dado ao Papa de Roma como doação todo Império Romano. Mais tarde, nas
disputas com os reis francos, se criou outra grande falsificação as
Pseudodecretais de Isidoro que reuniam falsos documentos e cartas como
se viessem dos primeiros séculos que reforçavam o primado jurídico do
Papa de Roma. E tudo culminou com o Código de Graciano no século XIII
tido como base do direito canônico, mas que se embasava em falsificações
de leis e normas que reforçavam o poder central de Roma, não obstante,
cânones verdadeiros que circulavam pelas igrejas.
Logicamente, tudo isso foi desmascarado mais tarde
sem qualquer modificação no absolutismo dos Papas. Mas é lamentável e um
cristão adulto deve conhecer os ardis usados e forjados para gestar um
poder que está na contra-mão dos ideais de Jesus e que obscurece o
fascínio pela mensagem cristã, portadora de um novo tipo de exercício do
poder, serviçal e participativo.
Verificou-se posteriormente um crescendo no poder
dos Papas: Gregório VII (+1085) em seu Dictatus Papae ("a ditadura do
Papa") se autoproclamou senhor absoluto da Igreja e do mundo; Inocêncio
III (+1216) se anunciou como vigário-representante de Cristo e por fim,
Inocêncio IV(+1254) se arvorou em representante de Deus. Como tal, sob
Pio IX em 1870, o Papa foi proclamado infalível em campo de doutrina e
moral. Curiosamente, todos estes excessos nunca foram retratados e
corrigidos pela Igreja hierárquica. Eles continuam valendo para
escândalo dos que ainda creem no Nazareno pobre, humilde artesão e
camponês mediterrâneo, perseguido, executado na cruz e ressuscitado para
se insurgir contra toda busca de poder e mais poder mesmo dentro da
Igreja. Essa compreensão comete um esquecimento imperdoável: os
verdadeiros vigários-representantes de Cristo, segundo o Evangelho (Mt
25,45) são os pobres, os sedentos e os famintos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário