primeiros passos do anglicanismo no
brasil
Os anglicanos celebram a sua liturgia em terras brasileiras desde 1810,
através de várias capelanias espalhadas pelo país e subordinadas à Igreja da
Inglaterra. Essas foram as primeiras igrejas não-romanas est abelecidas nestas terras.
Entretanto, a igreja voltada especialmente para
os brasileiros começou intencionalmente em 1890. Foi nesse ano que dois
missionários americanos, Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris,
organizaram a missão em Porto Alegre. O primeiro culto foi realizado na tarde
do dia 1o de junho de 1890, Domingo da Trindade, em Porto Alegre, na Rua
Voluntários da Pátria, 387, numa ampla casa alugada, que ficou conhecida como
Casa da Missão. Na época, a cidade tinha aproximadamente 60 mil habitantes. No
ano seguinte, chegaram os missionários William Cabell Brown, John Gaw Meem e a
professora Mary Packard. Esses cinco missionários podem ser considerados como
os verdadeiros fundadores da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) em
solo brasileiro. Em seguida, estabeleceram missões em Santa Rita do Rio dos
Sinos (hoje Nova Santa Rita), Rio Grande e Pelotas. Essas três cidades e a
capital do Estado logo se transformaram em importantes pontos estratégicos e
centros irradiadores da expansão e do desenvolvimento da nascente igreja.

Desde o início, os missionários contaram com a imprescindível
participação de muitos brasileiros. Entre esses intrépidos pioneiros e
destemidos arautos do evangelho estão Vicente Brande, o primeiro a acolher os
missionários em Porto Alegre; Américo Vespúcio Cabral, grande pregador e por
isso conhecido como o "São João Crisóstomo brasileiro"; Antônio
Machado Fraga, que ajudou a fundar a então Capela de Redentor em Pelotas, hoje
catedral diocesana, e depois ele mesmo fundou o trabalho em São Leopoldo e
Montenegro; Boaventura de Souza Oliveira, que se juntou aos missionários ainda
em São Paulo para vir ao sul com a família; Júlio de Almeida Coelho, que
trabalhou a maior parte de seu ministério em Jaguarão e São Gabriel; Antônio
José Lopes Guimarães, fundador da igreja em Bagé; e Carl Henry Clement Sergel,
um ex-bancário inglês que ajudou William Cabell Brown a estabelecer a igreja no
Rio de Janeiro e que construiu as igrejas de Santa Maria e Santana do
Livramento. Esses pioneiros clérigos nacionais ajudaram também a implantar a
igreja em Viamão (1895), Jaguarão (1898), Santa Maria (1900), Bagé (1903), São
Leopoldo (1904), São Gabriel (1906), Rio de Janeiro (1908) e em muitas outras
cidades e zonas rurais, principalmente no Rio Grande do Sul, onde se concentra
a maior parte.
Muitos outros vieram depois e implantaram igrejas e capelas em vários
lugares do território nacional, seguindo um movimento de expansão em direção ao
norte.
o ministério episcopal no brasil
Em 1899, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil teve seu primeiro bispo
na pessoa do Revmo. Lucien Lee Kinsolving. Agora, o tríplice ministério da
Igreja (bispos, presbíteros e diáconos) estava completo. Em 1907, a nova missão
brasileira se transformou em distrito missionário, vinculado à Conv enção Geral da Igreja Episcopal dos Estados Unidos. Em 1925, a Igreja
teve o seu segundo bispo : o Revmo. William Matthew Merrick Thomas, um
missionário que havia chegado ao Brasil em 1904. Primeiro como bispo sufragâneo
e depois como bispo diocesano, Thomas consolidou o trabalho desbravado por
Kinsolving. Mas o primeiro bispo brasileiro só veio em 1940, com a sagração do
Revmo. Athalício Theodoro Pithan como bispo sufragâneo, quando a Igreja
Episcopal completou 50 anos de atividades no Brasil. Com a aposentadoria do
Bispo Thomas, foi sagrado nos Estados Unidos o Revmo. Louis Chester Melcher
para ser nosso bispo coadjutor.
A Igreja crescia e as distâncias entre as comunidades locais aumentavam,
dificultando o atendimento das paróquias e missões espalhadas por todo o país.
Era preciso reorganizar o distrito missionário. Deu-se o início ao processo que
resultou na divisão do distrito em três dioceses. Isso foi em 1950. A nova
divisão era formada por três regiões eclesiásticas: Diocese Meridional, com sé
em Porto Alegre (RS); Diocese Sul-Ocidental, com sé em Santa Maria (RS); e
Diocese Central (hoje denominada Diocese Anglicana do Rio de Janeiro), com sé
na ex-capital federal.
Em um primeiro momento, Dom Melcher assumiu a Diocese Central e Dom
Pithan, a Diocese Meridional. Para a Sul-Ocidental, foi sagrado o Revmo. Egmont
Machado Krischke. Já com três dioceses, deu-se o primeiro Sínodo, reunido em
Porto Alegre, em 1952.
A aposentadoria do Bispo Pithan e a resignação do Bispo Melcher levaram
à sagração de mais dois bispos: o Revmo. Plínio Lauer Simões, em 1956 e o
Revmo. Edmund Knox Sherrill, em 1959. Ao primeiro, coube a Diocese
Sul-Ocidental (já que Dom Krischke havia sido transladado para a Diocese
Meridional com a aposentadoria de Dom Pithan) e ao segundo, a Diocese Central.
Já estavam trilhados os passos que levariam à autonomia provincial do
Anglicanismo brasileiro.
novos horizontes
Em 1965, veio a autonomia administrativa, quando a Igreja brasileira se
transformou na 19a Província da Comunhão Anglicana e elegeu o seu primeiro
bispo primaz na pessoa do Revmo. Bispo Egmont Machado Krischke. O processo de
emancipação da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, até então dependente da
igreja americana, se completou com a independência financeira adquirida em
1982.
Novas dioceses foram criadas após o desmembramento: Diocese Sul-Central
(atual Diocese Anglicana de São Paulo) em 1969, Diocese Setentrional (atual
Diocese Anglicana do Recife) em 1976, Diocese Missionária de Brasília (atual
Diocese Anglicana de Brasília) em 1985, Diocese Anglicana de Pelotas em 1988,
Diocese Anglicana de Curitiba em 2003 e Diocese Anglicana da Amazônia em 2006.
Há, ainda, o Distrito Missionário do Oeste.
Mulheres começaram a ser ordenadas em 1985, após a decisão favorável à
ordenação feminina do Sínodo de 1984. Atualmente, cerca de 30% do clero é
composto por mulheres, as quais ocupam o diaconato e o presbiterado. Não há
ainda mulheres-bispos, embora os cânones não impeçam sua existência.
Hoje, a IEAB tem templos, missões e instituições educacionais e
assistenciais em mais de 150 diferentes localidades do país, boa parte
localizada no Sul do Brasil. Ao longo de sua já centenária história, a Igreja
do Brasil acumulou uma relação de mais de 100 mil membros batizados e 45 mil
confirmados.
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Adaptado dos livros “Notas para uma
história da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil” de Oswaldo Kickhöfel e “A
Igreja Militante”, de N. Duval da Silva
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