Menu

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

                         NATAL – O DIVINO SE TORNOU HUMANO!


Natal encarnação de Deus na humanidade. O Divino se torna humano para o humano se tornar divino. Deus se manifestou a mulheres e homens trazendo a novidade da plenitude da vida. “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. (Jo,10;10). Para que o filho de Deus se manifestasse ao mundo muitas pessoas foram desafiadas a enfrentar seus medos, romper paradigmas, romper preconceitos, romper distâncias, reinventar caminhos desafiando autoridades e colocando-se em movimento, sonhando sonhos que para Deus nada é impossível. Maria ouviu o anjo que lhe disse, “Não tenha medo Maria, porque você encontrou graça diante de Deus”. (Lc 1;30). “Para Deus nada é impossível”. (Lc 1;37). Maria acreditou que era possível e se pôs a caminho... José era homem justo diz o texto de Mt 1;19, não queria denunciar Maria como era o costume da época... Sonhou com o anjo que lhes disse, “não tenha medo de receber Maria como esposa”. (Mt 1;21). Ao sonhar com o anjo José coloca-se a caminho e vai ao encontro de Maria sonhando que era possível. Maria e José colocam-se a caminho! Jesus no ventre e na fé de Maria chega a Belém, com toda dificuldade de uma gestante em final de gravidez Maria faz a caminhada. Mas na cidade não encontraram um lugar, mas com o sonho de que para Deus nada é impossível encontram um lugar humilde onde o Divino pudesse resgatar com seu nascimento toda forma de vida de sua criação. O divino quer manifestar-se a humanidade, o anjo vai novamente ao encontro dos pastores, pessoas simples que na época viviam nos campos pastoreando ovelhas, homens e mulheres, pessoas empobrecidas. Os pastores e as pastoras também tinham medo! O Anjo vem ao encontro deles e diz “Não tenham medo! Eu anuncio a vocês a grande alegria para todos os povos” (Lc 2;10). Temos ainda os magos que acreditaram em uma estrela diferente e colocaram-se a caminho e no meio da caminhada precisaram reinventar o caminho para desviar dos que tinham em suas mãos o poder e sentiam-se ameaçados com na manifestação de Deus. 
O caminho para o nascimento de Jesus foi feito de sonhos, de fé no acreditar de mulheres e homens que para Deus nada é impossível. Hoje celebramos esse acontecimento, Natal! Mas com o passar dos tempos perdeu seu sentido, desapareceu a fé o crer que é possível desafiar sistemas, colocar-se a caminho, fazer diferente. Temos medo! O medo parece estar nos paralisando. 
Talvez não seja o medo, mas o conformismo. Conformamo-nos em deixar as coisas como estão. Ganhamos nosso salário e deixamos os donos do poder do nosso tempo destruir toda criação de Deus, o que se tornou humano para que o humano se tornasse divino. Vamos para nossas Igrejas e celebramos o nascimento do filho de Deus totalmente fora do contexto pelo qual Deus se tornou humano. Criamos para nós mesmos um deus que caiba dentro de nossa omissão, conformismo e descompromisso. Ficamos paralisados, paralisadas olhando para o anjo, talvez! Diferentes de Maria, José, Pastores e magos que colocaram-se a caminho reinventando, recriando, e crendo. E nós? Estamos aí sem movimento e parados esperando que o anjo faça por nós? 
Será que não é hora de olharmos para a criação de Deus a nossa volta que pede socorro? Será que não é hora prestarmos atenção ao “anjo” nos dizendo, “Não tenha medo, você encontrou graça diante de Deus, Para Deus nada é impossível? Ou sonharmos com José que é possível reinventar e fazer diferente? Ou ainda escutar como os pastores “não tenham medo eu trago uma boa notícia”? Ou ainda, reinventar outro caminho como os magos? Será que vamos continuar com um natal de comércio e do lucro? Precisamos aprender que a festa do nascimento de Jesus foi de partilha de sonhos, ousadias e caminhos. Precisamos também nós que celebramos o nascimento de Jesus nos colocar em movimento. Não podemos nós perder a essência do projeto da manifestação de Deus para a humanidade. 
Revda Lucia Dal Pont Sirtoli
Foto: NATAL – O DIVINO SE TORNOU HUMANO!

Natal encarnação de Deus na humanidade. O Divino se torna humano para o humano se tornar divino. Deus se manifestou a mulheres e homens trazendo a novidade da plenitude da vida. “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. (Jo,10;10). Para que o filho de Deus se manifestasse ao mundo muitas pessoas foram desafiadas a enfrentar seus medos, romper paradigmas, romper preconceitos, romper distâncias, reinventar caminhos desafiando autoridades e colocando-se em movimento, sonhando sonhos que para Deus nada é impossível. Maria ouviu o anjo que lhe disse, “Não tenha medo Maria, porque você encontrou graça diante de Deus”. (Lc 1;30). “Para Deus nada é impossível”. (Lc 1;37). Maria acreditou que era possível e se pôs a caminho... José era homem justo diz o texto de Mt 1;19,  não queria denunciar Maria como era o costume da época... Sonhou com o anjo que lhes disse, “não tenha medo de receber Maria como esposa”. (Mt 1;21). Ao sonhar com o anjo José coloca-se a caminho e vai ao encontro de Maria sonhando que era possível. Maria e José colocam-se a caminho! Jesus no ventre e na fé de Maria chega a Belém, com toda dificuldade de uma gestante em final de gravidez Maria faz a caminhada. Mas na cidade não encontraram um lugar, mas com o sonho de que para Deus nada é impossível encontram um lugar humilde onde o Divino pudesse resgatar com seu nascimento toda forma de vida de sua criação. O divino quer manifestar-se a humanidade, o anjo vai novamente ao encontro dos pastores, pessoas simples que na época viviam nos campos pastoreando ovelhas, homens e mulheres, pessoas empobrecidas. Os pastores e as pastoras também tinham medo! O Anjo vem ao encontro deles e diz “Não tenham medo! Eu anuncio a vocês a grande alegria para todos os povos” (Lc 2;10). Temos ainda os magos que acreditaram em uma estrela diferente e colocaram-se a caminho e no meio da caminhada precisaram reinventar o caminho para desviar dos que tinham em suas mãos o poder e sentiam-se ameaçados com na manifestação de Deus. 
O caminho para o nascimento de Jesus foi feito de sonhos, de fé no acreditar de mulheres e homens que para Deus nada é impossível. Hoje celebramos esse acontecimento, Natal!  Mas com o passar dos tempos perdeu seu sentido, desapareceu a fé o crer que é possível desafiar sistemas, colocar-se a caminho, fazer diferente. Temos medo! O medo parece estar nos paralisando. 
Talvez não seja o medo, mas o conformismo. Conformamo-nos em deixar as coisas como estão. Ganhamos nosso salário e deixamos os donos do poder do nosso tempo destruir toda criação de Deus, o que se tornou humano para que o humano se tornasse divino. Vamos para nossas Igrejas e celebramos o nascimento do filho de Deus totalmente fora do contexto pelo qual Deus se tornou humano. Criamos para nós mesmos um deus que caiba dentro de nossa omissão, conformismo e descompromisso. Ficamos paralisados, paralisadas olhando para o anjo, talvez! Diferentes de Maria, José, Pastores e magos que colocaram-se a caminho reinventando, recriando, e crendo. E nós?  Estamos aí sem movimento e parados esperando que o anjo faça por nós?  
Será que não é hora de olharmos para a criação de Deus a nossa volta que pede socorro? Será que não é hora prestarmos atenção ao “anjo” nos dizendo, “Não tenha medo, você encontrou graça diante de Deus, Para Deus nada é impossível? Ou sonharmos com José que é possível reinventar e fazer diferente? Ou ainda escutar como os pastores “não tenham medo eu trago uma boa notícia”? Ou ainda, reinventar outro caminho como os magos? Será que vamos continuar com um natal de comércio e do lucro? Precisamos aprender que a festa do nascimento de Jesus foi de partilha de sonhos, ousadias e caminhos. Precisamos também nós que celebramos o nascimento de Jesus nos colocar em movimento. Não podemos nós perder a essência do projeto da manifestação de Deus para a humanidade. 
Revda Lucia Dal Pont Sirtoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário