Menu

sábado, 31 de maio de 2014

ANIVERSÁRIO DA IEAB – junho de 1890 – junho de 2014



Em 1º de junho de 1890, na cidade de Porto Alegre – RS, dois jovens reverendos, Morris e Kinsolving, celebravam o primeiro culto para os brasileiros. Esse dia tornou-se o marco inicial da missão da igreja em terras brasileiras. Completamos, portanto, nosso 124º aniversário.
A Comunhão Anglicana, como é reconhecida internacionalmente nossa igreja, presente em mais de 160 países, em todos os continentes, com mais de 80 milhões de fiéis, está organizada em Províncias, que podem abranger o território de um ou mais países. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, é uma das 38 Províncias Anglicanas espalhadas pelo mundo, e é a única no Brasil, que representa oficialmente e está em comunhão com a Comunhão Anglicana.
A missão da Igreja no Brasil, foi uma  iniciativa de estudantes de teologia, juntamente com seus professores e famílias apoiadoras que, a partir da fundação de uma Sociedade Missionária, no Seminário Episcopal de Virgínia, no Estado de Washington-DC, nos  USA, passaram a preparar e enviar missionários ao mundo. Inicialmente se preocuparam mais pelo oriente, Índia e China. Depois passaram a olhar para a América Latina e particularmente o Brasil, a partir de contato com famílias vizinhas ao Seminário que tinham parentes em nosso país.
O “clima” no Seminário, de oração diária, leitura e estudo da Palavra de Deus, a reflexão teológica e a preocupação por discernir a vontade de Deus  para suas vidas, vocações e ministérios, propiciou que professores e estudantes buscassem atender ao que entenderam era vontade de Deus e desafio para suas ações. Assim, ardorosos, entusiasmados e desejosos de levar a Palavra a continentes que ainda não conheciam o cristianismo, lançaram-se à missão e evangelização voltado para o Oriente. Há extraordinários relatos dessas experiências de missão dos missionários de “Virginia” nessas terras distantes.
Não foi fácil mudar o “foco Oriental” para o “foco Latino Americano”. Alguns estudantes em visita a famílias vizinhas do Seminário, tiveram, através de jornais e boletins, noticias sobre o Brasil. Nasceu assim o sonho, desejo, vontade de alguns estudantes de virem em missão para nossa pátria. Para isso tiveram que vencer muitas barreiras. Peregrinaram por paróquias e dioceses para levantar recursos para a viagem e manutenção temporária. Diversas vezes receberam negativas dos responsáveis pela Missão Mundial, o Brasil não estava nos planos e no orçamento da Missão. Mas, perseverantemente, os jovens seminaristas foram superando barreiras e o sonho se consolidou. Em 1º de junho de 1890, realizavam o primeiro culto da IEAB.  Celebramos nosso 124º aniversário como Igreja Brasileira para os brasileiros. Em Curitiba, em julho, iremos celebrar nosso 62º aniversário, em Cascavel e Palotina, já celebramos o cinquentenário, em Londrina somos septuagenários.
Que o mês de Junho, tão especial para nós episcopais-anglicanos, seja uma oportunidade para renovação e reencantamento com a Missão que é de cada uma e cada um de nós e de todos nos! Que o entusiasmo e compromisso dos jovens sacerdotes Morris e Kinsolving e outras e outros que os sucederam, nos comovam e movam à Missão.

Igreja e fé a gente vive com paixão!

+ Bispo Naudal,

Nenhum comentário:

Postar um comentário