Menu

sábado, 21 de dezembro de 2013

Ele se chamará Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco! - +Naudal, Curitiba.



  
            Neste Advento iniciamos a leitura do Evangelho de Mateus. Nele, Jesus é o Messias que realiza todas as promessas feitas no Antigo Testamento. Esse mesmo evangelista apresenta Jesus como Deus Emanuel – Deus está conosco! No desenvolvimento do Evangelho, Mateus vai auxiliando na descoberta do significado desse título: Deus está presente em Jesus, comunicando a palavra e ação que libertam as pessoas e as reúne como povo de Deus. No final o evangelista registra como as últimas palavras de Jesus, Mt 28.20, que são uma promessa de permanência: “eis que estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo”. Essas palavras, dirigidas ao grupo de discípulas e discípulos, mostram que Mateus vê a comunidade cristã como semente do novo povo de Deus, povo que é o lugar onde se manifestam a presença, a ação e palavra de Jesus.

            Essa é nossa experiência e certeza atual. A experiência de que Deus está conosco! Deus está entre nós! Ao nosso lado, adiante de nós, na retaguarda, protegendo, amparando, iluminando inspirando. E, também, nos comprometendo a ponto de sermos nós mesmos, nossa comunidade cristã, instrumento dessa experiência de que Deus está conosco.

            A proclamação de que Deus está conosco, não é somente uma expressão de adoração e louvor, uma expressão da nossa liturgia. Mas é um convite concreto para agirmos no mundo de tal forma de que, presentes nas experiências e circunstâncias que o envolvem, todos sintam a mesma experiência de que Deus está conosco.


            No Advento, o Livro do profeta Isaías nos lembrou esse compromisso: “das espadas fabricarão enxadas, das lanças fabricarão foices, nenhuma nação pegará em armas contra outra, ninguém mais vai se treinar para a guerra... ondarão sob a luz de Javé” (Is. 2.4ss). “Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos cambaleantes, digam aos desanimados: Sejam fortes!” (Is. 35). E também Isaías 65.17-25 o anúncio e a visão de um “Novo céu e uma nova terra”.

            Proclamar: Deus Emanuel, Deus está conosco, é estar comprometido com a realidade do mundo. É estar atento para intervir pastoral, profética e sacramentalmente nessa realidade, reafirmando o que está bem e “não nos conformando” com o que está mal, na busca da justiça e dignidade humana (cf. a Aliança Batismal).

            Tudo isso está muito bem delineado na compreensão anglicana de Missão: proclamação, nutrição sacramental dos fiéis, apoio às pessoas nas suas necessidades mais imediatas, transformação das estruturas injustas, cuidado com a Criação de Deus – com o meio ambiente, e o compromisso com o desenvolvimento de uma cultura de Paz e reconciliação entre todos. Da mesma forma no planejamento estratégico diocesano, na sua visão, missão e prioridades, apontam para uma experiência religiosa muito concreta, encarnada. E nos remetem ao cuidado com o mundo, mundo “amado por Deus” (Jo. 3.16), que, por consequência, deve ser amado por nós!

            O Natal evoca em nós os melhores e mais nobres sentimentos. Nossa solidariedade, a acolhida fraternal do outro, a misericórdia, o perdão, a expectativa de reconciliação, a ansiosa busca pela oportunidade de poder expressar de alguma forma o “amor fraternal” que é o “amor ao próximo” ao qual Jesus se refere no “grande mandamento”, tudo isso se fortalece muito mais em nós e em muitas pessoas, independentemente de ter ou não religião. O Nascimento de Jesus se torna uma expressão muito forte da festa da fraternidade e da solidariedade.
                       
            Rogo a Deus que todos nós tenhamos a humildade e coragem de Maria e José. A sensibilidade dos pastores, que “viram e ouviram o anúncio dos anjos” e se puseram a caminho para “ver a criança recém nascida”. Rogo a Deus que tenhamos sabedoria dos Reis Magos que reconheceram a “estrela guia” e foram ao encontro do “Filho de Deus”. Rogo a Deus para que tenhamos muito claro diante de nós o nosso compromisso Batismal e o discernimento para agirmos em nossa realidade a favor do que precisam, dos que são excluídos, injustiçados, supostamente deserdados do amor de Deus.

            Purifica Senhor nossa consciência, nossa vida e nosso testemunho com tua visitação diária, para que teu filho Jesus Cristo – Deus Emanuel-Deus conosco, na sua vinda em glória, encontre em nós a morada preparada para Si. Amém

            Com minhas orações, bênção e desejos de renovada alegria e esperança neste tempo da Natividade e Ano Novo que se aproxima, e com abraços fraternais em Cristo, seu servo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário