IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL DIOCESE ANGLICANA DO PARANÁ
SABER CUIDAR!
Cuidar, uma palavra profunda, parte da essência humana que nos leva a refletir sobre os descuidos que vivemos hoje com toda criação. Nossa sociedade é chamada sociedade do conhecimento, da comunicação e da tecnologia avançada. Está cada vez mais criando contraditoriamente, incomunicação e solidão entre as pessoas. A Internet pode conectar-nos com milhões de pessoas sem precisarmos encontrar alguém. Pode-se comprar, pagar as contas, trabalhar, pedir comida, assistir a um filme, sem falar com ninguém. Para viajar, conhecer países, visitar pinacotecas, não precisamos sair de casa. Tudo vem a nossa casa via on line.
A relação com a realidade concreta, com os seus cheiros, cores, frios, calores, pesos, resistências e contradições, é mediada pela imagem virtual, que é somente imagem. O pé já não sente o macio da grama verde, da terra molhada. A mão já não pega num punhado de terra. As árvores e flores ficaram distantes. O mundo virtual criou um novo habitat para o ser humano caracterizado pelo individualismo, fechamento em si mesmo, falta de toque, do tacto e do aconchego humano. Para as pessoas que estão desesperadas, doentes, com auto-estima baixa, e não tem quem as ouça, acabam por perder o pouco de energia que ainda resta. Esse modelo de vida afeta a pessoa naquilo que ela possui de mais fundamental, o psicológico, causando um desequilíbrio, perdendo a harmonia dentro do ciclo da criação, gerando depressões, desencadeando várias doenças físicas. O cuidado e a compaixão se perderam em meio ao individualismo.
O saber cuidar não deve estar pautado só ao ser humano, mas em toda criação de Deus, se dermos uma olhada a nossa volta, o que vemos? Nossa mãe terra sendo destruída pelos agrotóxicos, os rios com suas águas contaminadas, secando por conta dos desmatamentos em suas cabeceiras e margens. As florestas sendo destruídas para plantação de capim, criação de gado, e outros. Os animais sendo extintos. Tudo isso para suprir à necessidade do poder e do lucro, capital de alguns poucos.
Precisamos estar atentos(as) para os aspectos, como político, social e cultural, caminhos por onde passa o saber e o poder constituído. O ser humano perde a razão quando não cuida de todos esses aspectos da vida. Para apreendermos a cuidar é
necessário repudiarmos toda forma de individualismo e abraçarmos o coletivo, não podemos cair na tentação de cuidar apenas das pessoas especiais para nós, pois o saber cuidar não é apenas privilegiar, mas valorizar e respeitar tudo que pertence à criação de Deus. Precisamos de uma educação que liberte para a vida em toda sua plenitude, e informação para entendermos que o saber cuidar não está na esfera do individual, mas do universal. É saber que nunca perderemos a capacidade de aprender para reencontrar com uma consciência digna de saber cuidar de toda criação e dentro da criação, também o ser humano.
Nossa Responsabilidade Cristã deve nos colocar em movimento. Não podemos ficar parados olhando uns para os outros como se não tivéssemos nada com isso. É necessário encontrar um equilíbrio humano nesta relação com o meio ambiente, consumo e sede de poder. Uma das propostas é viver com menos, ter o necessário para ter vida digna, não deixar de lado o compromisso com a descentralização do lucro e do capital, para que todas as pessoas possam ter acesso àquilo que é de todos(as) e está concentrado em poucas mãos. Todos nós, a partir de nosso batismo, somos chamados(as) para ajudar na missão de Deus, precisamos estar atentos(as).
Fonte de pesquisa – Saber Cuidar, Leonardo Boff.
Este texto é o primeiro de uma série de fascículos para estudos em grupos nas
Nenhum comentário:
Postar um comentário