Menu

terça-feira, 30 de abril de 2013

Anistia Internacional denuncia violação dos direitos humanos dos índios - por ALC Notícias




A Anistia Internacional, organização internacional de defesa dos direitos humanos, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, divulgou nota denunciando "a violação dos direitos humanos dos índios e a situação de degradação e terror a que são submetidos com frequência".

A nota critica o ato do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara dos Deputados, de 11 de abril de 2013, que cria a "Comissão Especial destinada a apreciar e proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 215-A", a PEC 215.

Dentre outros artifícios, a PEC 215 inclui, dentre as competências exclusivas do Congresso Nacional, a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios, a titulação de terras quilombolas, a criação de unidades de conservação ambiental e a ratificação das demarcações de terras indígenas já homologadas.

Diante disso, a Anistia Internacional manifesta repúdio à proposta, pois ela representa um retrocesso sem precedentes e a consequente piora das condições humilhantes desses povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário