Menu

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Passando pelo meio deles... Carlos Alberto Contieri

O versículo 21b (Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir) e os versículos 22-23, onde encontramos uma reação positiva dos ouvientes presentes na sinagoga de Nazaré ao comentário de Jesus sobre o trecho do livro do Profeta Isaías, poderiam nos levar a entender que os pobres, o cativos, os cegos, os oprimidos fossem os destinatários da mensagem, aos quais Jesus foi enviado. No entanto, nos versículos 22-27, Jesus exclui os Nazarenos de sua mensagem salvífica.
E a evocação dos fatos tirados do ciclo de Elias e Eliseu estabelece um paralelo entre Israel e Nazaré. Nazaré passa a ser o protótipo da rejeição de Jesus por Israel. Jesus é um profeta não somente porque ele sabe-se enviado, mas porque é rejeitado.
Eis o critério que permite verificar a autenticidade de sua vocação: "... nenhum profeta é aceita na sua própria terra" (v. 24). O profeta é  consciente das dificuldades na realização da missão, por isso é chamado a viver na confiança: "Farão guerra contra ti, mas não te vencerão, porque estou contigo para te defender, oráculo do Senhor" (Jr 1,19).
Não há nada nem ninguém que possa impedir o Senhor de continuar o seu caminho de realização da vontade do Pai: "Passando pelo meio deles, continuou o seu caminho" (v.30).

por www.paulinas.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário