Menu

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

1° ENCONTRO – POUSADAS - Por Revda Lucia Dal Pont




NO SIM DE MARIA A ESPERANÇA DA HUMANIDADE!
Símbolo o berço vazio.

Vem Senhor Jesus O Mundo precisa de Ti. (Bis)

TODOS – no advento a tua vinda nós queremos preparar. Vem, Senhor, que é teu natal. Vem nascer em nosso lar.

 A – Neste encontro vamos refletir sobre o amor e a presença de Deus no meio de nós. Deus que é misericórdia, escolhe sempre os mais simples e pobres para se revelar e torna-los instrumentos de sua boa notícia. Foi assim também com as primeiras comunidades cristãs, elas sentiam que eram tão forte o Espírito de Deus sobre os cristãos, que com coragem se espalharam pelo mundo para anunciar a boa notícia do evangelho de Jesus.

T – Nós também sentimos o Espírito de Deus sobre nós.

L 1 – Quando Deus escolheu Maria, uma simples camponesa para instrumento do seu amor no mundo, devolveu-nos a dignidades, a esperança e a graça do perdão.

L 2 – Deus viu em Maria a pequenez de uma serva fiel e por isso a escolheu para ser a mãe do salvador. E Maria acreditou em poder trazer ao mundo o Filho de Deus.

L 3 – Maria disse sim ao Senhor, Assim como Abraão e Sara Jacó e Lia, Isabel e Zacarias e muitos profetas e profetisas ouviram e acolheram o chamado de Deus e deram seu sim com gratuidade e responsabilidade.

T – O Senhor fez em nós Maravilha Santo, Santo, Santo  é o Seu Nome.
L 2 – Maria é modelo de fé para o povo de Deus. O povo se identifica com Maria através de sua fé humilde, das dificuldades e provações de seu tempo e da escuta a Palavra de Deus.

T – Felizes os que ouvem a palavra de Deus e as põem em prática!

CANTO.
Texto Bíblico Lc 1:26-38.
  • O que mais chama atenção no texto?
  • Qual o fato que aparece no texto?
  • Quais os personagens aparecem no texto?
  • Qual a mensagem que o Anjo trouxe a Maria?
  • Qual a resposta de Maria?
  • Porque o Anjo diz a Maria, que é possível sim, ela dar a luz ao filho do Altíssimo?
  • O que impossível para as pessoas é possível para Deus, disse o Anjo a Maria. Nós acreditamos como Maria?

APRENDENDO COM A VIDA!
A – Numa noite de natal um anjo apareceu a uma família rica e falou para dona da casa:
L 1 – Estou te trazendo uma boa notícia: Esta noite o Senhor Jesus virá visitar tua casa!

A – Aquela senhora ficou entusiasmada. Tratou de preparar uma excelente ceia para receber Jesus. Comprou frangos, conservas e vinhos importados. De repente tocou a campainha. Era uma mulher mal vestida, com cara de quem já sofreu muito e com uma barriga de grávida.

2 – Senhora será que não teria nem um serviço para mim? Estou grávida e preciso trabalhar.

A – A dona da casa respondeu:
L 3 – Ora bolas, isso é hora de você vim aqui me incomodar? Volte outro dia, agora estou muito atarefada, vou receber uma visita importante.

A – Pouco depois, um homem todo sujo, de graxa, veio bater a porta.

L1 – Minha senhora meu caminhão pifou bem aqui na esquina. Não teria, por acaso, uma caixa de ferramenta que pudesse me emprestar?

L 2 – Você pensa que minha casa é oficina mecânica? Onde se viu incomodar as pessoas dessa maneira? Por favor, cuide para não sujar a entrada da minha casa  com seus pés imundos!

A – E ela continuou a preparar a ceia... nesse momento alguém lá fora bateu palmas.

L 3 – Será que agora ta chegando Jesus? Vou ver.
A – E com o coração batendo acelerado, foi abrir a porta, mas não era Jesus, era um menino de rua a procura de comida.
L1 – A senhora não tem um prato de comida pra me dá? Estou com fome.
L2 – Filho, como é que eu vou te dar comida se nós ainda não ceamos? Volte a manhã, por que está noite estou muito atarefada.  
A – Finalmente a ceia estava pronta. Toda família se reuniu a espera do ilustre visitante. As horas foram passando e Jesus não apareceu. Cansados tomaram alguns goles de bebida, beliscaram os finos pratos e vencidos pelo sono, foram dormir. A dona da casa não conseguiu dormir.

L3 – Será que um anjo é capaz de mentir? Eu preparei tudo, guardei a noite inteira, e Jesus não apareceu. Porque é que ele fez esta brincadeira comigo?

A – E o Anjo em sonho, lhe falou:
L1 – não, eu não menti! Foi você que não teve olhos para enxergar. Nesta noite de natal, Jesus por três vezes veio te visitar! 

Cantemos – Entre nós está e não o conhecemos, entre nós está e nós o  desprezamos...
·                     Porque o “Anjo” disse a mulher: “Foi você que não teve olhos para enxergar”?
·         Será que tem gente que não enxerga o natal?
·         O que nós esperamos do natal?
·                     Nós temos esta fé que nos dá a certeza de que Deus caminha conosco?
L 2 – Os discípulos e discípulas de Jesus devem sempre dar provas da presença do Espírito de Deus no meio de nós, mostrando que para Deus tudo é possível.

L 3 – Como Maria nós também podemos ousar abrir a Deus a porta de nossa vida, de nosso coração, de nossa família, de nossa comunidade: DIZENDO SIM AO CHAMADAO DE DEUS, PARA CONSTRUIR RELAÇÕES NOVAS  DE ACOLHIMENTO E RESPEITO ENTRE NÓS.

A – Elevamos a Deus nossas Orações.

L 1 – Que o Espírito de Deus que atua em comunhão com o Pai e O filho, nos ensine a viver em comunhão. Oremos

TODOS Vem Senhor Jesus o Mundo precisa de Ti!

L 2 – Que o Espírito de Deus continue sobre nós, nos transmitindo coragem, clareza, fidelidade, bondade, mansidão, paz, para vivermos o compromisso de cristãos. Oremos

L 3 – Que Teu Espírito Senhor, venha sobre nós e traga paz aos corações endurecidos pelo ódio, inveja, discórdia, mentira e falta de amor. Oremos
A – Que cada um em silêncio faça sua oração a Deus. (Um minuto de silêncio) E juntos façamos a Oração que Jesus nos ensinou, Pai Nosso...
         Pensamos sobre o que podemos fazer como gesto concreto, para não deixar o berço vazio... (um momento para decidir trazer para preparar o natal de alguém precisa para o próximo encontro)
A – Com fé digamos:T - Senhor nosso Deus, Jesus veio para nos mostrar o caminho da vida! Que este tempo do advento, seja para toda Igreja, uma oportunidade, para que as pessoas descubram o verdadeiro sentido do Natal! Amém!

CANTO FINAL











Nenhum comentário:

Postar um comentário