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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia 20 de Novembro: Dia da Consciência Negra. A presença dos Negros (as) nos textos Bíblicos



por Contato: valdecideoliveira@hotmail.com
"Não sois vós para mim, ó filhos de Israel,
como os filhos dos etíopes (NEGROS)?" (Amós 9,7).


Ao completar 50 anos do Concilio Vaticano II, CEBI, traz algo de novo e esclarecedor, são as novas formas de se ler a Palavra de Deus, frente ao mundo desafiado que está ai, a nossa fente, diante de nossos olhos. Uma dessas formas é a Leitura Étnica da Bíblia, que marca a presença firme e forte dos Negros (as) nas Sagradas Escrituras. Esta é uma pequena contribuição que o CEBI presta aos nossos irmãos (as) Negros (as) nesta data reflexiva.
Então, você sabia que o profeta Sofonias era negro (Sf 1, 1)? E que também era negra Zípora (Nm 12,1), esposa de Moisés? Que textos bíblicos falam disso?
Há várias referências que falam do papel da África na salvação da vida. Moisés foi salvo do rio por uma mulher negra, filha do faraó do Egito: "Êxodo 2,10"; Jeremias foi salvo de um poço (no qual havia sido jogado por ordem do rei Zedequias) pelo etíope Ebede-Meleque (Jeremias 38,7-9). A família de Jesus também buscou abrigo na África, escondendo-se no Egito, quando Herodes queria matar as crianças (Mateus 2,13-19). Mas a gente esquece que Egito é um país do norte da África, não é?
Os próprios egípcios se denominavam como o país de Kemet, "o país negro". E em todos os livros do Antigo Testamento, a palavra "cuxi" (ou "cusi") designa sempre africano, etíope, negro, alguém originário das terras de Cuxi. Os cuxitas, que os gregos denominaram "etíopes" - palavra que significa "pele queimada" - correspondiam aos habitantes das regiões ao sul do Egito, a partir da Núbia, atual Sudão. Assim, o profeta Sofonias, filho de Cuxi (conforme Sf.1,1) era, também, um homem negro.
Qual é a reação das pessoas quando você destaca a presença de personagens negros na Bíblia? É de surpresa. Há pessoas que ficam indignadas quando sabem, por exemplo, que Moisés era casado com uma negra. Mas há, também, reações de emoção e gratidão. Para o resgate da autoestima, é importante saber que o Evangelho chegou à África antes da Europa. Em Atos dos Apóstolos 8,26-39, um etíope, tesoureiro ou ministro da rainha da Etiópia, é o marco inaugural da expansão do Reino de Deus para fora dos limites judaicos. Esta ação não foi por iniciativa de Paulo ou Felipe, mas sim movida e impulsionada pelo próprio Espírito Santo. O primeiro não judeu a ser batizado, passando a fazer parte do povo de Deus, FOI UM NEGRO!
É interessante lembrar, também, que os hebreus nutriam um sentimento de grande admiração pela Etiópia, descrita como uma nação poderosa e ameaçadora, de homens altos, forte; verdadeiros guerreiros (Isaías 18,1. 2.7). E no decorrer da história narrada pela Bíblia, percebemos um cuidado bastante especial da parte de Deus para com o povo etíope: "Não sois vós para mim, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes (NEGROS)?" (Amós 9,7).
Como você avalia a participação do (a) negro (a) nas Igrejas Cristãs e, especialmente, na Igreja de Cristo? A Igreja ainda tem que despertar para as ideologias que foram feitas para manter baixa a autoestima do negro e justificar a dominação européia. Afinal, a ideologia é como óculos que a gente põe para enxergar a sociedade. O que a Igreja de Cristo pode fazer para combater a discriminação racial dentro de suas pastorais e fora também? O estabelecimento de uma política de cotas nas Universidades também seria uma prova da consciência de uma igualdade racial e social como um primeiro caminho para inclusão social.
 Ora, quando Zaqueu teve um encontro com Jesus e se arrependeu de seus pecados, ele prometeu restituir quatro vezes mais o que havia roubado (Lc 19,1-8). Os países lucraram e continua lucrando com a mão-de-obra escrava e os filhos (as) dos escravos (as) ainda estão esperando o pagamento dessa dívida.
  O Testemunho de uma pessoa pertencente à Matriz Afro-brasileira do Candomblé: "Não sou descendente de escravo. Eu descendo de seres humanos que foram escravizados" (Makota Valdina- mulher Negra, professora, líder comunitária e religiosa).
É dia de valorizar a cultura negra, denunciar a discriminação e louvar a Deus pela diversidade e pluralidade religiosa!
* Valdeci de Oliveira-Biro.  Coordenador do CEBI-VR membro fraterno do CONIC: Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil sede em Brasília.  Assessor Bíblico da Área Pastoral Norte-Volta Redonda-RJ. 

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