por Contato: valdecideoliveira@hotmail.com
"Não sois vós para mim, ó filhos de Israel,
como os filhos dos etíopes (NEGROS)?" (Amós 9,7).
Ao completar 50 anos do Concilio Vaticano II, CEBI,
traz algo de novo e esclarecedor, são as novas formas de se ler a
Palavra de Deus, frente ao mundo desafiado que está ai, a nossa fente,
diante de nossos olhos. Uma dessas formas é a Leitura Étnica da Bíblia,
que marca a presença firme e forte dos Negros (as) nas Sagradas
Escrituras. Esta é uma pequena contribuição que o CEBI presta aos nossos
irmãos (as) Negros (as) nesta data reflexiva.
Então, você sabia que o profeta Sofonias era negro
(Sf 1, 1)? E que também era negra Zípora (Nm 12,1), esposa de Moisés?
Que textos bíblicos falam disso?
Há várias referências que falam do papel da África na
salvação da vida. Moisés foi salvo do rio por uma mulher negra, filha
do faraó do Egito: "Êxodo 2,10"; Jeremias foi salvo de um poço
(no qual havia sido jogado por ordem do rei Zedequias) pelo etíope
Ebede-Meleque (Jeremias 38,7-9). A família de Jesus também buscou abrigo
na África, escondendo-se no Egito, quando Herodes queria matar as
crianças (Mateus 2,13-19). Mas a gente esquece que Egito é um país do
norte da África, não é?
Os próprios egípcios se denominavam como o país de
Kemet, "o país negro". E em todos os livros do Antigo Testamento, a
palavra "cuxi" (ou "cusi") designa sempre africano, etíope, negro,
alguém originário das terras de Cuxi. Os cuxitas, que os gregos
denominaram "etíopes" - palavra que significa "pele queimada" -
correspondiam aos habitantes das regiões ao sul do Egito, a partir da
Núbia, atual Sudão. Assim, o profeta Sofonias, filho de Cuxi (conforme
Sf.1,1) era, também, um homem negro.
Qual é a reação das pessoas quando você destaca a
presença de personagens negros na Bíblia? É de surpresa. Há pessoas que
ficam indignadas quando sabem, por exemplo, que Moisés era casado com
uma negra. Mas há, também, reações de emoção e gratidão. Para o resgate
da autoestima, é importante saber que o Evangelho chegou à África antes
da Europa. Em Atos dos Apóstolos 8,26-39, um etíope, tesoureiro ou
ministro da rainha da Etiópia, é o marco inaugural da expansão do Reino
de Deus para fora dos limites judaicos. Esta ação não foi por iniciativa
de Paulo ou Felipe, mas sim movida e impulsionada pelo próprio Espírito
Santo. O primeiro não judeu a ser batizado, passando a fazer parte do
povo de Deus, FOI UM NEGRO!
É interessante lembrar, também, que os hebreus
nutriam um sentimento de grande admiração pela Etiópia, descrita como
uma nação poderosa e ameaçadora, de homens altos, forte; verdadeiros
guerreiros (Isaías 18,1. 2.7). E no decorrer da história narrada pela
Bíblia, percebemos um cuidado bastante especial da parte de Deus para
com o povo etíope: "Não sois vós para mim, ó filhos de Israel, como os
filhos dos etíopes (NEGROS)?" (Amós 9,7).
Como você avalia a participação do (a) negro (a) nas
Igrejas Cristãs e, especialmente, na Igreja de Cristo? A Igreja ainda
tem que despertar para as ideologias que foram feitas para manter baixa a
autoestima do negro e justificar a dominação européia. Afinal, a
ideologia é como óculos que a gente põe para enxergar a sociedade. O que
a Igreja de Cristo pode fazer para combater a discriminação racial
dentro de suas pastorais e fora também? O estabelecimento de uma
política de cotas nas Universidades também seria uma prova da
consciência de uma igualdade racial e social como um primeiro caminho
para inclusão social.
Ora, quando Zaqueu teve um encontro com Jesus e se
arrependeu de seus pecados, ele prometeu restituir quatro vezes mais o
que havia roubado (Lc 19,1-8). Os países lucraram e continua lucrando
com a mão-de-obra escrava e os filhos (as) dos escravos (as) ainda estão
esperando o pagamento dessa dívida.
O Testemunho de uma pessoa pertencente à Matriz Afro-brasileira do Candomblé: "Não sou descendente de escravo. Eu descendo de seres humanos que foram escravizados" (Makota Valdina- mulher Negra, professora, líder comunitária e religiosa).
É dia de valorizar a cultura negra, denunciar a discriminação e louvar a Deus pela diversidade e pluralidade religiosa!
* Valdeci de Oliveira-Biro. Coordenador do CEBI-VR
membro fraterno do CONIC: Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do
Brasil sede em Brasília. Assessor Bíblico da Área Pastoral Norte-Volta
Redonda-RJ.
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