Menu

terça-feira, 31 de julho de 2012

É Possível Construir a Paz?

O encontro “Jovens Construtores da Paz” aconteceu na primeira semana de Julho no Reino Unido. Oferecido pela Aliança Anglicana, nove jovens anglicanos de diferentes países se reuniram para conversar sobre paz e reconciliação.
Durante quase dez dias de atividades a agenda dos jovens esteve lotada. Desde bate-papo com o Arcebispo de Cantuária Rowan Williams, reunião no Parlamento, visita a dioceses e até mesmo conhecer pessoas de outros países do mundo em um evento paralelo com a Comunidade Cruz de Pregos (Community Cross of Nails).
No encontro os participantes puderam se conhecer e criar laços de amizade entre si. Vindos do Brasil, Zimbábue, Republica Dominicana, do Congo, Sri Lanka, Paquistão e Filipinas, um fato interessante foi  perceber que muitas vezes, o problema enfrentado na nossa comunidade é semelhante ao que ocorre em outro país. Com isso, a possibilidade de ajudarmos uns aos outros é ainda maior.
Muitas vezes é fácil falar sobre “como fazer a paz” e, depois dessa experiência, eu pude perceber que também é fácil realmente termos ações que ajudem a construir a paz! Atividades como ouvir o outro, estudar o conflito atrelado ao desenvolvimento, violência urbana, dentre outros, foram temas abordados durante o encontro e que em algum momento cada pessoa se identificou e percebeu como ajudar.
Uma mensagem do Arcebispo de Cantuária que me marcou foi quando ele disse que muitos problemas que nós vemos a cada dia não precisam ser daquele jeito. Na ocasião ele estava se referindo às favelas, mas podemos pensar nos nossos problemas como um todo ou nas dificuldades que a igreja e jovens encontram diariamente. Eles não precisam ser como são; sempre há uma outra forma!
No final do programa tivemos de nos comprometer em dar continuidade no que foi aprendido e devemos fazer isso nos prazos de um, seis e 12 meses. Essa é uma missão difícil e é  necessário a ajuda de toda a Igreja Anglicana para que os planos possam se concretizar. Vamos continuar na luta então, como jovens, como cristãos, como anglicanos, lembrando sempre que há um outro modo de enxergar as desavenças que enfrentamos a cada dia.
Yvi Leíse Rosa Calvani
Diocese Anglicana de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário