Menu

quinta-feira, 15 de março de 2012

JESUS E A FOME DO POVO - REVDA LUCIA

A atitude de Jesus diante da fome de pão do povo que o acompanhava, deixa os discípulos sem entender como era possível alimentar toda aquela multidão. A compaixão de Jesus provoca uma ação de partilha.

Jesus sabia que o povo tinha fome e estava fraco para uma caminhada de volta, esta caminhada de volta para casa não poderia ser da mesma forma como quando eles foram até Jesus. Algo de diferente deveria acontecer, e aconteceu.

Jesus mostrou que, através da acolhida e da partilha, é possível matar a fome de Pão e de amor. Aqui entra o primeiro mal entendido, os discípulos pensam com a cabeça do sistema, só quem possui bens, pode arrumar pão para quem tem fome. “Como poderia aqui no deserto alguém saciar com pão toda essa gente?” O jeito tradicional é: alguém deve juntar o dinheiro e comprar o pão e depois dar ao povo.

Manter o povo dependente sem opções de participação no processo. Mas eles mesmos percebem que no deserto não é possível comprar pão. Não passa na cabeça dos discípulos outra possibilidade senão a de mandar o povo embora desanimado sem esperança e com fome de Pão, comida, barriga vazia. Para Jesus isso é possível, pois ele vê de um ponto diferente. Para Ele, o importante é todas as pessoas terem acesso ao que é mais elementar para se ter vida!

Como cristãos, ainda hoje temos muita dificuldade de viver o projeto de Jesus. Temos dificuldades em partilhar! Olhe para fora e veja quanta terra concentrada nas mãos de poucas pessoas. Quantos irmãs e irmãos nossos vivendo desanimados, desnutridos, desesperançados, por falta de terra para plantar, casa para morar e com fome de pão!

  • Como nossa comunidade está refletindo e vivendo esta proposta do Evangelho?
  • Será que estamos ainda como os discípulos, não entendemos nada?
  • Em meio a essa falta de tempo provocado pela correria da produção e do consumo, como estamos vendo e ouvindo a proposta de Jesus para um modelo diferente de vida?
  • O Modelo de vida pregado por Jesus é de compaixão, partilha, não consumismo, cuidado com a criação. Como em nossa comunidade com pequenas coisas podemos colocar em prática a proposta de Jesus?

Concretamente o ensino de Jesus é conduzir as pessoas à prática da novidade do Reino, partilhar os bens da criação sem que ninguém fique excluído(a).

O Milagre de Jesus aconteceu quando ouve um movimento em busca de pão, quando o que estava nas bolsas e bolsos das pessoas que estava caminhando com Jesus, passou a ser disponibilizado para a partilha, mesmo que pouco. É ai que o milagre começa a acontecer!

Enquanto houver alimento escondido, enquanto houver recursos públicos escondido da comunidade, enquanto pensarmos que o poder deve estar concentrado nas mãos de um grupo, jamais haverá milagre, jamais haverá pão. Os sinais estão nos pequenos gestos de acolhida de mulheres e homens que acreditam na vida. Foi difícil para os discípulos e discípulas de Jesus entender, mas no processo, na caminhada, aos poucos eles e elas foram compreendendo.

Nós também devemos fazer este processo. O milagre maior de todo esse acontecimento foi o suscitar em quem tinha algo, a disponibilidade para partilhar em favor dos que ali estavam. Todos se fartaram. Nossas comunidades e movimentos são convidados a também entrarem no movimento da partilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário