Menu

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BÍBLIA E MISSÃO! TRABALHO APRESENTADO NO SÍNODO DA IEAB 2010 - Por Revda Lucia Dal Pont Sirtoli


MISSÃO, CHAMADO PARA ALGO EXTRAORDINÁRIO

O extraordinário o especial foge do ordinário da vida, daquilo que faço todos os dias.

O ORDINÁRIO – Existem pessoas que estendem tanto o ordinário da vida que desenvolvem de formas gigantescas muros, casa, carros...

MISSÃO É TESTEMUNHO - AS NAÇÕES SE EMCAMINHARÃO PARA A TUA LUZ, E OS REIS, PARA O RESPLENDOR QUE DE TI NASCEU. LEVANTA EM REDOR OS OLHOS E VÊ: TODOS ESSES SE AJUNTAM E VÊM TER COMIGO; TEUS FILHOS CHEGAM DE LONGE, E TUAS FILHAS SÃO TRAZIDAS NOS BRAÇOS... Is 60: 3-4.

Is 60: 1-7 convite a erguer-se e olhar. Is 60: 8-11,22 Iahweh fala anunciando os tempos messiânicos. Is 61:1-9,
A missão se realiza pela ação do Espírito de Iahweh que age no seu ungido. 61:10-11: A realização da missão suscita júbilo. Is 62: As imagens de esposa e da cidade aberta afirmam que o povo universal reunido é sinal dos tempos messiânicos (O terceiro Isaías anuncia o esperado) . O texto não fala de Israelitas indo aos povos, mas de povos se reunindo no “ventre” da terra, no centro do mundo, Jerusalém, pela ação de Deus na história. Mas quem é esse Israel? Aquela que foi ferida machucada, rejeitada, oprimida... é sujeita e destinatária da ação de Iahweh? Mas se a porção de Israel que não tem valor é testemunha da ação de Iahweh, qual é sua missão?

MISSÃO DE ISRAEL! A missão de Israel é de ser testemunha, Luz para as nações. Ser povo de Deus sinal visível da promessa universal de salvação.

ISRAEL É INFIEL À SUA MISSÃO! Israel em sua cegueira, em sua surdez, não reconheceu sua missão. Quis ser como os outros povos...O desterro foi o preço que Israel pagou por não ser ferramenta dócil da missão de Deus.

Uma voz profética se elevou clara: o povo de Deus deve ser somente povo de Deus. Is 40:1ss. Clama, É por isso que a ele é anunciado o Servo do Senhor. Is 49 e 50, Ele é o servo que sofre por muitos, cujo o testemunho traz o julgamento para as nações, humilhado ferido, desprezado... Verá a luz, trará a luz as nações...Is 52:13-53.

A MISSÃO ANUNCIADA PELOS PROFETAS FOI UMA MISSÃO DE TESTEMUNHO!

Em nossas comunidades quando falamos de missão, muitas vezes, acentuamos muito o movimento de ir. Esquecemos a consciência profética de ser testemunho onde estamos: de ética, justiça, compromisso, escuta e responsabilidades...

“O que eu faço grita tão alto, que falo e ninguém me escuta”!

ESCUTAR DEUS! Para escutar Deus é necessário assumirmos nossa humanidade, nossas fraquezas e limites, também nossas possibilidades, seguindo o exemplo... Deus encarnou tornou-se carne, como gente, como ser humano. Não é pecado ser gente. As fraquezas são só fraquezas, não “defeitos de fábrica” que precisam ser ‘consertados’. Fazem parte da nossa humanidade, do nosso jeito de estar no mundo. E é só assumindo esta realidade que vamos poder falar de uma realidade transcendental.

SEGUIR JESUS É MOVER-SE EM MISSÃO - A espiritualidade não pode ser algo que aliena da realidade que nos rodeia mas, ao contrário, vincula -se estreitamente a ela. Deus sempre toma a iniciativa. Toma a iniciativa de “descer” e de “desempoderar-se” da sua condição divina (Fl 2:5-11). Deus vem visitar o seu povo e depor os poderosos dos seus tronos (Lc 1:46-55,67,79). Escolheu falar com o povo diretamente e do jeito do povo.

O “poder” de Deus é a sua capacidade de relacionar-se e transformar novas todas as coisas (Is 12; Ap 21). Deus é amor, é relação transgressora de amor. É nesta relação de amor, que podemos perceber e entrar no mistério da sua presença e graça.

AÇÃO DE CRISTO - A missão é a ação de Cristo, é uma ação de amor. Ama teu próximo como a ti mesmo (Mt 22:39). O amor é o elemento central da missão. "E se tivesse a profecia e entendesse todos os mistérios e toda a ciência, e se tivesse toda a fé, de tal maneira que transladasse os montes, e não tiver amor, nada sou" (1 Cor.13:2).

É URGENTE FAZER MISSÃO - A palavra de Deus tem “poder”. Nossa palavra tem “poder” criador de realidades. "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João, 10:10). Esta foi a missão de Jesus, que venha o Reino de Deus e que se faça sua vontade na terra. Essa é ainda sua missão; é o que Cristo está fazendo através do Espírito Santo na humanidade, e nós somos chamadas e chamados a tomar parte nesta obra de Deus. Vontade de Deus na terra é vida, dignidade, Aqui entra os movimentos de ação sociais.

A MISSÃO É DADA POR DEUS - Existem pessoas que não só tem missão, mas “atração para cuidar da dor alheia”, e não pertence a nem uma Igreja. (isso na psicologia se chama “pulsão”, movimento interno para ajudar, quase que uma “intromissão” da dor da outra pessoa). O que fizestes a um destes... (Mt 25:40), Paulo foi um grande intrometido da dor alheia... Jesus teve uma pulsão forte para ajudar, entregou sua vida para dar vida. Acolheu quem não tinha nome, Brigou com o poder excludente.

Nós (que estamos aqui) assumimos compromisso em nome de Cristo, mas não queremos nos comprometer com seu projeto de vida.

O chamado vem das pessoas que clamam... Nós estamos aqui como Igreja porque, nos sentimos chamados e chamadas para missão de Deus dentro deste mundo cheio de contradições. Sabemos que a missão de Deus foi manifestada por Jesus, através de sua ação de partilha, serviço e liberdade.

Por que em nossas Igrejas falamos tanto em democracia, mas temos medo da partilha de poder?

Por que em nossas Igrejas temos tanta competição pelo poder e não para o serviço?

A VIDA ME CONVIDA TODOS OS DIAS A SAIR DE MINHA ONIPOTÊNCIA E NÃO PENSAR QUE MEU JEITO DE VER O MUNDO É O MELHOR. HÁ MUITOS CONFLITOS DE DIREÇÕES. ESTE É O MUNDO QUE SOMOS CONVIDADOS E CONVIDADAS A AMAR, A PARTIR DE JESUS. É UM MUNDO COM MUITAS CORRUPÇÕES MENTIRAS...
(Ivone Gebara)


PRECISAMOS MUITO DA FORÇA DO ESPÍRITO PARA SERMOS TESTEMUNHA E ASSUMIRMOS A MISSÃO! (Tea Frigerio)

Sem o Espírito Santo, Deus estaria distante; o Cristo permaneceria no passado; o evangelho se tornaria letra morta; a Igreja seria uma simples organização; a autoridade se converteria em poder; a missão se tornaria uma propaganda; o culto se converteria em arcaísmo e a ação moral se tornaria uma ação de escravos. Mas, no Espírito Santo, o cosmos é enobrecido pela geração do Reino; o Cristo ressuscitado se faz presente; o evangelho se faz força do Reino; a Igreja realiza a comunhão trinitária; a autoridade se transforma em serviço; a liturgia é memorial e antecipação e a ação humana se diviniza”.
(Patriarca Atenágoras)

Reverenda Lucia Dal pont

Nenhum comentário:

Postar um comentário