Raymond Gravel.A tradução é de , Susana Rocca.
Eis
o texto.
Referências
bíblicas:
1ª
leitura: Ge 2,18-24
2ª
leitura: Hb 2,9-11
Evangelho:
Mc 10,2-16
Na
semana, os textos da Palavra falavam sobre a exclusão: ninguém deve ser
excluído. As religiões não dão nenhum direito sobre Deus ou sobre Cristo. A
mão, pé e o olho devem nos servir para partilhar com o outro, para acolher o outro
e para entrar em relação como ele, seja quem for. No evangelho do domingo
passado vimos João, o apóstolo, um dirigente da Igreja que queria excluir
alguém que não fazia parte do seu grupo, quando Jesus o repreendeu,
criticando-o. Hoje, o evangelho de Marcos também fala de exclusão, desta vez,
nas relações humanas, através da família, do casal, das crianças e, mais uma
vez, Cristo se coloca na defesa dos excluídos... No evangelho deste domingo,
temos a ocasião privilegiada para fazer uma reflexão sobre as realidades novas
vividas nas relações dos casais chamados à igualdade, à unidade e à fidelidade
no seu compromisso e na sua complementaridade.
1.
Primeira exclusão: homem/mulher. “Perguntaram-lhe se a Lei
permitia um homem se divorciar da sua mulher” (Mc 10,2). Fazer a pergunta
dessa forma é já demonstrar a injustiça e a desigualdade entre o homem e a
mulher, porque só o homem podia se divorciar da mulher. Na sociedade judaica do
século I, o marido tinha todos os direitos sobre a mulher, de maneira que ele
podia se divorciar em qualquer momento e por qualquer motivo. E ainda
divorciada, a mulher continuava sendo propriedade do homem que tinha sido seu
marido. O homem, por sua vez, podia voltar a casar, mas a mulher não. A lei de
Moisés permitia essa injustiça; o homem só tinha que escrever a certidão de
divórcio (Mc 10,4).
Como
interpretar a resposta de Jesus? “Foi por causa da dureza do coração de vocês
que Moisés escreveu esse mandamento. Mas, desde o início da criação, Deus os
fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e os dois
serão uma só carne. Portanto, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto,
o que Deus uniu, o homem não deve separar” (Mc 10,5-9). A Igreja utiliza este
texto evangélico para dizer que o matrimônio é indissolúvel. É, sem dúvida, um
ideal proposto por Cristo, e mais: se o Cristo do evangelho de Marcos se opõe à
lei de Moisés sobre o divórcio é, primeiro e antes de tudo, para devolver à
mulher toda a sua dignidade: “Desde o início da criação, Deus os fez homem
e mulher” (Mc 10,6). Isso supõe a igualdade, a mesma dignidade, a
complementaridade do ser humano que é homem e mulher. E aí é preciso se
remontar no tempo, ao livro do Gênese, ao segundo relato da criação que temos
na primeira leitura de hoje, para entender a dupla dimensão do ser humano: em
hebraico Ish e Isha, duas palavras diferentes que falam desta
realidade.
Neste
segundo relato da criação, o autor nos mostra a superioridade do homem sobre
toda a criação. Ele está no topo da criação. Mas o homem não pode ser homem se
não há outro que lhe corresponde (Ge 2,18). O autor do livro do Gênese diz,
então, que com a terra Deus forma todos os animais e todos os seres vivos e os
leva ao homem para que ele possa dar-lhes nome (Ge 2,19). Isso fala da superioridade
do homem sobre todos os seres vivos, porque ele tem o poder de lhes dar nome.
Mas não são todos esses seres vivos que lhe permitem ao homem ser, existir;
falta-lhe seu complemento para ser verdadeiramente humano. Então, o autor do
Gênese descreve a criação da mulher, não como os animais que são formados com o
barro do solo, mas com a carne do homem tirada da sua costela (côte),
daí a expressão: cara a cara (côte-à-côte), que significa a igualdade
e a complementaridade. Não é o homem que decide: ele dorme (Ge 2,21). É Deus
mesmo que preside fazendo do homem um ser de relação, criando, a partir dele
mesmo, um outro, diferente dele, mas que lhe faz existir como ser humano. O
homem e a mulher são iguais e, juntos, se tornam um só (Ge 2,24).
Então,
o que devemos nos perguntar e que os primeiros cristãos se perguntaram é o que
os primeiros cristãos se perguntaram e o que o Cristo do evangelho de Marcos,
por sua vez, pergunta aos fariseus: Por que Moisés permitiu a um marido se
divorciar da sua mulher? Quem deu ao homem esse poder de dominação sobre a
mulher? Parece-me que é por essa razão que o Cristo do evangelho de Marcos se
opõe à lei do divórcio: é para devolver às mulheres a sua dignidade e a sua
igualdade na obra da criação. Não pode haver nenhuma superioridade do homem
sobre a mulher. O ser humano foi criado homem e mulher. Se se faz à mulher
inferior ao homem, separa-se o que Deus uniu porque nessa unidade há igualdade
e complementaridade.
(Nota
do autor) A pesar disso, para os romanos esse direito ao divórcio era dado
também às mulheres. É por isso que São Marcos, que escreveu aos romanos do fim
do século I, acrescenta: “E se a mulher se divorciar do seu marido e se
casar com outro homem, ela cometerá adultério” (Mc 10,12). Não encontramos
este versículo em Mateus.
Por
outro lado, no contexto da igualdade entre homem e mulher, onde não há
superioridade nem inferioridade, será que o divórcio é possível quando não há
amor no casal? Eu penso que o evangelho não responde a esta questão
explicitamente: se o Amor de Deus se exprime na união do homem e da
mulher, não havendo amor, haverá verdadeiro casamento? Será uma união querida
por Deus?
Podemos
ficar por lá, como faz a Igreja atualmente, e excluir todas aquelas e aqueles
que não conseguiram viver esse projeto. Por outro lado, se a Bíblia é cultural,
parece-me que a Palavra de Deus que deve se ler e se escrever, hoje, tem que
estar e dar conta das nossas realidades. Se não for assim não seria mais do que
uma palavra repetida do passado, e que desconsidera
as mulheres e os homens de hoje. Quando 50% dos matrimônios terminam em fracasso, não podemos ficar indiferentes a esta realidade contemporânea e fazer como se não existisse o problema. O amor é essencial no matrimônio; se não há amor será que ainda há matrimônio? Fica a pergunta.
as mulheres e os homens de hoje. Quando 50% dos matrimônios terminam em fracasso, não podemos ficar indiferentes a esta realidade contemporânea e fazer como se não existisse o problema. O amor é essencial no matrimônio; se não há amor será que ainda há matrimônio? Fica a pergunta.
É
evidente que devemos nos alegrar quando os casais conseguem ter amor,
fidelidade e durabilidade no matrimônio. Mas, em relação aos outros, toda
atitude de julgamento, de rejeição, de condenação ou de exclusão é contrária ao
evangelho. É preciso que aqueles e aquelas que fracassam não se sintam nunca
rejeitados e condenados/as por ninguém, nem mesmo por Deus cujo Amor é o maior
que as nossas misérias. É por isso que, como Igreja, devemos demonstrar o
perdão, a misericórdia e a compaixão com os casais quebrados e as famílias
reconstituídas.
2.
Segunda exclusão: as crianças. Imediatamente após a exclusão da mulher
do casal, o evangelista Marcos nos fala das crianças: “Alguns levaram
crianças para que Jesus tocasse nelas. Mas os discípulos os repreendiam” (Mc
10,13). Assim como as mulheres, as crianças não tinham nenhum direito e é por
isso que Cristo assume a sua defesa: “Vendo isso, Jesus ficou zangado e disse:
‘Deixem as crianças vir a mim. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence
a elas’” (Mc 10,14). As crianças, então, foram colocadas como modelo para os
adultos, não por causa da sua doçura e da sua inocência, mas exatamente por
causa da sua pobreza, da sua dependência em relação aos adultos que têm a
responsabilidade sobre elas. Como as mulheres e os doentes, as crianças eram
excluídas na sociedade judaica do século I. Tocando-as e impondo-lhes as mãos
(Mc 10,16), Cristo lhes dá a sua dignidade e lhes concede um lugar no Reino de
Deus.
3.
Terceira exclusão: hoje. Não é no evangelho de Marcos, mas se eu
continuo a reflexão sobre exclusão, se eu atualizo a Palavra de Deus hoje,
precisamos reconhecer outras formas de exclusão em nossa Igreja. Se Cristo se
colocou na defesa dos pequenos, dos pobres, dos marginalizados e dos excluídos,
o que ele quer nos dizer hoje sobre as novas realidades vividas nas nossas
sociedades contemporâneas? A família monoparental? O casal reconstituído? O
casamento gay? A pergunta a se fazer para sermos fiéis ao evangelho é a
seguinte: Essas novas realidades podem expressar o Amor de Deus pela
humanidade? Deus pode unir dois homens ou duas mulheres que se amem
verdadeiramente? A complementaridade é somente biológica? Pode ser psíquica e
social? Deus se reconhece num casal divorciado e casado de novo? Como cristãos,
como Igreja, nós devemos responder a essas perguntas com a mesma atitude que
teve o Cristo do evangelho de Marcos.
O
teólogo francês Gérard Bessière escreve: “Cada época tem seus
problemas e seus ajustes jurídicos. Jesus não quer falar como homem da Lei. Ele
rejeita essa questão machista. Ele volatiliza a armadilha das casuísticas
mostrando a direção do amor humano nascido do Amor de Deus. Não temos que
deduzi-lo a proibições, regras, nem a um código! O olhar de Jesus vem do alto e
vai mais longe. Ele nos volta a falar do belo objetivo que esclarece o encontro
respeitoso e amante dos homens e das mulheres de todos os tempos”. E terminaria
simplesmente com esta frase da carta aos Hebreus que temos na segunda leitura
de hoje, e que expressa bem a dignidade de todos os seres humanos, discípulos
de Cristo: “Pois, tanto aquele que santifica, como aqueles que são
santificados, todos têm a mesma origem. Por isso, ele não se envergonha de
chamá-los irmãos” (Hb 2,11).
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Contra o poder do homem
A
leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo
Marcos 10,1-12 que corresponde ao 27º Domingo do Tempo Comum,
ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.
Eis
o texto
Os
fariseus fazem a Jesus uma pregunta para pô-lo à prova. Desta vez não é uma
questão sem importância, mas um fato que faz sofrer muito as mulheres da
Galileia e que é motivo de vivas discussões entre os seguidores de diversas
escolas rabínicas: “É lícito ao homem divorciar-se da sua mulher?”
Não
se trata do divórcio moderno que conhecemos hoje, mas da situação em que vivia
a mulher judia dentro do matrimônio, controlado pelo homem. Segundo a
lei de Moisés, o marido podia quebrar o contrato matrimonial e expulsar de casa
a sua esposa. A mulher, pelo contrário, submetida em tudo ao homem,
não podia fazer o mesmo.
A
resposta de Jesus surpreende a todos. Não entra nas discussões dos rabinos.
Convida a descobrir o projeto original de Deus, que está por cima das leis e
normas. Esta lei “machista” foi imposta ao povo judeu pela
“dureza de coração” dos homens que controlam as mulheres e as submetem à sua
vontade.
Jesus
aprofunda o mistério original do ser humano. Deus “criou homem e mulher”. Os
dois foram criados em igualdade. Deus não criou o homem com poder sobre
a mulher. Não criou a mulher submetida ao homem. Entre homens e
mulheres não deve haver dominação por parte de ninguém.
A
partir desta estrutura original do ser humano, Jesus oferece uma visão do
matrimônio que via, antes de tudo, o estabelecido pela “dureza de coração” dos
homens. Mulheres e homens uniram-se para “ser uma só carne” e iniciar
uma vida partilhada na mútua entrega sem imposição nem submissão.
Este
projeto matrimonial é para Jesus a suprema expressão do amor humano. O
homem não tem direito algum de controlar a mulher como se fosse dono. A mulher
não aceitou viver submetida ao homem. É Deus mesmo quem os atrai a viver unidos
por um amor livre e gratuito. Jesus conclui de forma clara: “O que Deus uniu o
homem não deve separar”.
Com
essa posição Jesus destrói na raiz o fundamento do sistema patriarcal sob
todas as suas formas de controle, submissão e imposição do homem sobre a
mulher. Não só no matrimônio como em qualquer instituição civil ou religiosa.
Temos
de escutar a mensagem de Jesus. Não é possível abrir caminhos para o reino de
Deus e da Sua justiça sem lutar ativamente contra o sistema patriarcal. Quando
iremos reagir na Igreja com energia evangélica contra tanto abuso, violência e
agressão do homem sobre a mulher? Quando iremos defender a mulher da
“dureza de coração” dos homens?
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