Menu

sábado, 3 de dezembro de 2011

LITURGIA EUCARÍSTICA – 2º Domingo do Advento - Por Revda Lucia Dal Pont Sirtoli


TEMA: PREPAREM O CAMINHO DO SENHOR, ENDIREITEM SUAS ESTRADAS

1. ACOLHIDA - Celebrar o Advento é festejar a vinda de Jesus Cristo na vida da gente e da comunidade. É retornar toda a caminhada do povo de Israel na espera do Messias. É procurar, junto com João Batista, a presença de Deus no meio da gente.

INTENÇÕES, RITO I

2. MOMENTO PENITENCIAL.

OFICIANTE – Se dizemos que não erramos, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecermos nossos erros diante de quem ofendemos, Deus que é fiel e justo, nos purificará de toda a injustiça:

OFICIANTE – Por nosso egoísmo.

T- SENHOR, PERDOA-NOS E ENSINA-NOS A SERMOS MELHORES!
• Pelos erros que temos cometido em pensamentos e ações.
• Por tudo o que dissemos e feriu ao nosso semelhante.
• Pelas inverdades e expressões de ódio.
• Pela destruição que os seres humanos cometem contra toda criação.

• (Canto do Kyrie e absolvição)

3. COLETA DO DIA

ACENDER AS VELAS DA COROA. Lembrando a vinda da luz Cristo nos quatro cantos do mundo. Cultura Judaica. ( Acender as vela do advento antes da 1ª leitura enquanto ascende as velas, canta. 1° vela Vigilância, 2° vela Conversão)

Ó Luz do Senhor que vem sobre a terra, inunda teu povo com o Teu esplendor!

LEITURA, Is 40,1-11-
SALMO 85,
ACLAMAÇÃO
Evangelho, – Mc 1,1-8
REFLEXÃO.

4. CREIO: CREDO APOSTÓLICO Todos: Creio em Deus Pai Todo-poderoso, Criador do céu e da terra: E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor: o qual foi concebido por obra do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria: padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto, e sepultado: desceu ao Hades; ressuscitou ao terceiro dia: subiu ao Céu, e está sentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso: donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo: na santa Igreja Católica: na Comunhão dos Santos: na remissão dos pecados: na ressurreição do corpo: e na Vida eterna. Amém

5. INTERCESSÕES OFICIANTE – Em alegre expectativa oremos ao Salvador e Redentor, Cantando

T – Vem, Senhor Jesus o mundo precisa de ti. •

Ó sabedoria dos lábios do Altíssimo, que reinas sobre todas as coisas até os confins da terra: vem e ensina-nos a viver com dignidade! •

Ó Senhor, guia da casa de Israel, que apareceste a Moisés na sarça ardente e lhe deste a Santa Lei sobre o Monte Sinai: vem nos animar! •

Ó Raiz de Jessé, estandarte erguido como um sinal entre as nações; os reis da terra se calarão diante de ti e as nações implorarão a tua misericórdia: vem e liberta-nos sem demora! •

Ó Estrela da manhã, esplendor da luz eterna e radiante Sol da justiça: vem e ilumina os que vivem em seu leito de dor esperando ajuda para recuperar a saúde! •

Ó rei das nações, desejado dos povos; ó Pedra Angular, unes os opostos: vem e salva as frágeis criaturas que um dia formaste do barro da terra e que hoje destrói tua criação!

• Ó Emanuel, Deus conosco. Esperança das nações e Salvador de todos os povos: vem, enfim, para ajudar-nos a endireitar os caminhos tortuosos!

6. OFERTÓRIO –

7. ORAÇÃO EUCARÍSTICA

Celebrante: - O Senhor está aqui. Povo: -

O seu Espírito está conosco. Celebrante: -

Elevai os corações.

P: - Ao Senhor os elevamos.

Celebrante: - Demos graças ao Senhor.

P: - Assim fazê-lo é digno e justo. Celebrante:

É verdadeiramente digno, justo, salutar e jubiloso que sempre e em toda a parte, te rendemos graças, ó Pai Onipotente, Criador do Céu e da Terra.

Porque enviaste teu amado Filho para nos redimir do pecado e da morte e tornar-nos herdeiros da vida eterna, para que, quando Ele vier em poder e grande triunfo para julgar o mundo, nos regozijemos em contemplar o esplendor de sua glória Portanto, com os Anjos e Arcanjos e com toda multidão celestial, que não cessam de proclamar a tua glória, Jubilosos, louvamos o teu nome:

TODOS – Santo, Santo, Santo, Senhor! Deus do Universo, Os céus e a terra estão plenos da tua glória. Glória te seja dada, ó Senhor altíssimo. Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!

Toda glória e ações de graças te sejam dadas, ó Deus Pai de infinito poder e amor, por toda a criação e por nos teres feito à tua própria imagem; e porque, tendo nós caído em pecado, enviaste misericordioso, em nosso socorro, teu único filho Jesus cristo, o qual, para nossa redenção, tomou sobre si a natureza humana e sofreu morte de cruz; e porque Ele, pela oblação única de si mesmo, realizou um sacrifício perfeito, completo e suficiente pelo pecado de todo mundo.

Pois o Senhor Jesus na noite em que foi traído, tomou o Pão, e, Tendo dado graças, o Partiu e deu aos seus discípulos e discípulas, dizendo:

Tomai e comei, este é o meu Corpo que é dado por vós. Fazei isso em memória minha.

Depois da Ceia, Ele tomou o Cálice, e, Tendo dado graças, lhe entregou dizendo:

Bebei todos deste, porque este é o meu Sangue da nova aliança, que é derramado por vós e por muitos, para o remissão dos pecados. Fazei isto, quantas vezes o beberdes, em memória minha.

T: A Tua morte Senhor nós anunciamos. A tua vinda nós proclamamos. Vem Senhor Jesus.

Portanto, ó Pai, seguindo o mandamento de teu Filho, comemoramos, até que ele venha, a sua vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão, dando-te graças pelas inumeráveis bênçãos que por Ele recebemos. E aqui te apresentamos, ó Senhor, a oferta de nós mesmos. E humildemente suplicamos que aceites esse nosso sacrifício de louvor e ações de graças, e te dignes abençoar e santificar com teu espírito santo a este Pão e este vinho, para que nós, revestidos de tua graça e bênção celestial, sejamos unidos, com Cristo em tua santa Igreja; mediante o mesmo teu Filho, Nosso Senhor, por quem e com quem, na unidade do Espírito Santo, seja toda a honra e glória a ti, ó Pai onipotente, por séculos sem fim. Todos – Amém!

CELEBRANTE - Como nos ensinou Cristo, o salvador, digamos:

Pai nosso, que estás nos céus, Santificado seja o teu nome, venha o teu Reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal; pois teu é o Reino, o poder, e a glória para sempre. Amém.

PARTIR DO PÃO CELEBRANTE - O Pão que partimos é a comunhão do Corpo de Cristo, e o Cálice que abençoamos é a comunhão do Sangue de cristo.

T – Pois nós, embora muitos, somos um só corpo. CELEBRANTE - Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo,

P – Tem misericórdia de nós.

CELEBRANTE - Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo,

P. Tem misericórdia de nós.

CELEBRANTE - Cordeiro de Deus, que tiras os pecados do mundo,

P – Dá –nos a tua Paz. 8.

COMUNHÃO.


PÓS-COMUNHÃO:

T. Ó Deus Todo-poderoso, rendemos-te graças por nos alimentares com o Corpo e Sangue de teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. E, por seu intermediário, oferecemos a Ti nossos corpos e almas, em sacrifício vivo e santo. Envia-nos no poder do Espírito Santo, para que vivamos e trabalhemos para a tua gloria e louvor. Amém.

8. BÊNÇÃO Que o amor de Deus nos uma, a alegria de Deus nos inspire; a paz de Deus nos envolva; a coragem de Deus nos sustente, e a Benção de Deus todo poderoso Pai, Filho e Espírito Santo repouse sobre vós para sempre. Todos: Amém.

AVISOS.
CANÇÃO FINAL – Nº

Nenhum comentário:

Postar um comentário